quinta-feira, 7 de abril de 2011

Profissão: Síndico

Administrar condomínios é hoje uma atividade profissional reconhecida  - e muito bem remunerada
Você é uma pessoa paciente? Tem um quê de psicólogo e adora ouvir problemas? Tem disponibilidade 24horas por dia, sete dias por semana? Se você respondeu sim para todas as perguntas e ainda não decidiu que carreira a seguir, surge no mercado uma nova profissão: síndico. A função, antes exercida geralmente por aquele morador mais antigo, já aposentado, que percorria um por um todos os apartamentos para recolher as taxas correspondentes ao condomínio – e normalmente figura odiada por todos, hoje é mais respeitada e formalizada. E faltou dizer bem remunerada: a administração de cada condomínio custa em torno de um salário mínimo e meio a dois em Florianópolis, e tem gente que chega a administrar mais de dez.
Com a verticalização das cidades, a figura que administra e organiza as contas de um prédio ou conjunto de apartamentos ou casas é cada vez mais necessária. Na teoria, o síndico é o representante do condomínio, judicial ou extrajudicialmente. Pode ser morador ou não e em muitos casos pode ser uma empresa especializada no ramo e contratada para este fim. Na prática, é a pessoa ou empresa responsável por fazer cobranças, contratações dos serviços necessários, convocar assembléias, prestar contas e outros. “Antigamente o síndico era aquele morador com mais tempo livre que organizava a cobrança das manutenções necessárias. Mas certos serviços, como dedetização, jardinagem, segurança etc. geram na verdade tributos municipais ISS que devem ser administrados de maneira mais profissional e dentro das normas fiscais e legais”, explica a gerente da administradora Brognoli Condomínios, Alessandra Martins.
Síndico de 13 condomínios
José Batista tem paciência de sobra. Ele administra 13 condomínios em Florianópolis e já está acostumado a ligações no sábado depois da meia noite para ouvir reclamações. “Mas toda a profissão tem os seus detalhes”, brinca. Batista diz que a profissão tem problemas como em qualquer outra, mas é só ter uma dose de paciência e está tudo resolvido. “Hoje em dia ninguém quer ser síndico: ou porque trabalha e tem pouco tempo ou simplesmente porque não quer ser incomodado”, avalia.
Mas sozinho ninguém é de ferro. Por trás de José Batista existe uma equipe, a Brognoli Condomínios, que o auxilia nas questões financeiras e dá o suporte necessário para estar de prontidão a qualquer hora do dia.
A lei da boa vizinhança
Atitudes simples podem manter a paz em um condomínio. Confira algumas dicas que podem ajudar a manter a política da boa vizinhança.
- Pagar as contas em dia do condomínio;
- Evitar fazer barulhos fora dos horários estabelecidos;
- Zelar pelo patrimônio – o prédio também é seu, é um bem comum que deve ser preservado;
- Fique alerta para a segurança: observe se o portão está bem fechado ao entrar ou sair de casa;
- Não peça serviços particulares para os funcionários do prédio. Eles não são seus empregados;
- Sempre reporte ao síndico eventuais problemas.
Fonte
Caroline Macário
Assessoria de Imprensa
Brognoli Negócios Imobiliários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...