segunda-feira, 25 de julho de 2011

15 dicas para decorar espaços pequenos

É essa a realidade atual, certo? Mas quem disse que pequenos ambientes não podem ser muito bem decorados, bonitos, funcionais e agradáveis? e quem disse também que não tem suas vantagens? Você arruma rápido, decora  e mantem gastando menos! Então, vamos parar de reclamar e ver as dicas e fotos de belos espaços.

1) Evite guardar o que não precisa. Doe, recicle, mas não deixe parado. Faça, ao menos uma vez por ano, uma geral e se livre de tudo que não tem utilidade para vc. Alguém pode estar precisando muito ! Isso vale para utensílios, brinquedos, roupas, revistas, livros, tudo!

2) Os móveis devem caber no seu ambiente sem “entulhar”. Previlegie o espaço livre e vai se sentir em um ambiente maior do que ele é.

3) Na decoração ou reforma, invista na consulta a um designer de interiores e nos móveis planejados para seu espaço. É um dinheiro bem gasto, principalmente se você tem metros a menos…

4) Mantenha as coisas organizadas. A bagunça faz tudo parecer menor. Compre caixas, faça prateleiras, nichos, use as paredes!! Guarde coisas pequenas em caixas bonitas e decore com elas. 

5) Espaços integrados usam melhor a metragem. Quando você tira a parede da cozinha e a abre para a sala ganha metros de circulação!

6) Móveis  multifuncionais são o máximo para ambientes pequenos. Uma mesa de centro que pode ser usada como assento, que tem porta revista acoplado, que tem uma prateleira embutida que vira mesinha , isso existe !! Beliche economiza muito espaço e criança adora.

7) Não esqueça também de móveis com rodinhas para você levar para onde for necessário. E os que são empilháveis e retráteis, que quando não estão sendo usados podem “desaparecer” ?

8) Na reforma ou decoração, de prioridade total ao funcionalmente essencial! Se sobrar espaço pense se ele não é melhor vazio ou se cabe mesmo aquele móvel que poderia não existir que não faria a menor diferença.

9) Tenha grande preocupação com as cores. Ambiente claro e bem iluminado, com móveis e decoração leve dá sensação de maior espaço. Cortinas pesadas e com muito tecido pesam demais, mesmo sendo brancas… Dê preferência a cortinas leves, ou persianas tipo rolo, romana.. Se quer mesmo colocar uma parede impactante, coloque as outras todas claras.

10) Portas desnecessárias, que vivem abertas ? Retire!  E já existem no mercado portas de correr ou sanfona de boa qualidade. Invista nisso. E abuse de divisórias que ou tenham aberturas ou que não vão até o teto ou móveis usados como divisórias dos ambientes.

11) Todo mundo fala: Espelho é o máximo. Mas cuidado: Que ele reflita a paisagem de fora, traga o verde e a luz para dentro de casa; Evite que ele reflita aquele cantinho bagunçado meio escondido…

12) Prefira sempre um móvel grande que vai resolver a função do que pequenos móveis para a mesma função.

13) Objetos altos no meio do ambiente pequeno faz o ambiente parecer menor ainda…

14) Se fica muito apertado, acabe com a idéia de mesa de centro fixa. Compre aqueles conjuntos de mesa que ficam uma embaixo da outra e coloque ao lado do sofá ou compre puffs que possam ficar ao lado e só ser colocados à frente do sofá quando forem necessários. No caso dos quartos, se não dá para colocar 2 mesinhas de cabeceira, coloque somente uma ou coloque prateleiras sobre a cabeceira, ou peça ao marceneiro para fazer uma prateleira retrátil ou dobrável, que vire mesinha de cabeceira quando vc for dormir.

15) Se o problema for falta de espaço ao lado dos sofás, se for possível coloque um aparador estreito atrás do sofá para servir de ponto de apoio. Ou opte por estas novas mesas que ficam embutidas nos braços dos sofás.







Fonte: www.simplesdecoração.com.br
Fotos dos sites e blogs: Achadosdedecoração, alifesdesign, wohnidee, tudoedimais, thedecorista, stadshem, simplifiedbee e casaabril


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...