sábado, 11 de junho de 2011

Informação é o melhor remédio na prevenção de acidentes com plantas tóxicas.


O poder das plantas já foi comprovado e é utilizado cada vez mais, seja na indústria farmacêutica, seja para harmonizar ambientes.
Mas como nem tudo são flores, também precisamos abordar um lado da natureza que não combina com tanta beleza. A verdade é que nem todas as plantas são tão benéficas quanto parecem.
Aquela linda planta no seu jardim pode conter veneno e isso pode significar um grande perigo, principalmente se você conviver com crianças e animais domésticos.

As plantas tóxicas apresentam princípios ativos capazes de causar irritações cutâneas ou graves intoxicações quando ingeridas. Na maioria dos casos, a intoxicação por plantas é acidental e acontece porque a pessoa não conhece as características das espécies que fazem mal à saúde.
Segundo o Sinitox – Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas – que funciona em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, 60% dos casos de intoxicação por plantas tóxicas no Brasil ocorrem com crianças menores de nove anos.
Com o objetivo de promover o conhecimento sobre as plantas tóxicas e reduzir o número de ocorrências de acidentes, o Sinitox criou o Programa Nacional de Informações sobre Plantas Tóxicas, com a elaboração de material educativo de prevenção e tratamento para a divulgação das 16 plantas que mais causam intoxicação no Brasil, como o Tinhorão, Comigo Ninguém Pode, Copo de Leite, Bico-de-Papagaio e Mamona. Confira aqui as fotos e informações das espécies.
A maioria dessas plantas têm cores atrativas e são conhecidas por sua presença em abundância na natureza. As plantas de uso ornamental são as mais perigosas, pois atraem pela sua beleza e estão ao alcance de crianças e dos animais domésticos.
Por isso, e sempre bom ter alguns cuidados. Para a segurança da sua família, conheça algumas medidas preventivas recomendadas pelo Sinitox:
- Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.
- Conheça as plantas venenosas existentes em sua casa e arredores pelo nome e características.
- Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).
- Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.
- Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas.
- Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.
- Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.
- Em caso de dúvida ligue para o Centro de Intoxicação de sua região.

Importante:
Encontre aqui o endereço e telefone do Centro de Intoxicação da sua região.

Fonte - Epaço Thá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...